- Detalhes
SEMENTES
Dispersão dos frutos e sementes
- anemocórica - por acção do vento (também dispersão por anemofilia ou anemogamia) : Os frutos são secos e deiscentes, com sementes pequenas e leves, normalmente apresentando estruturas aerodinâmicas que auxiliam o vôo
- barocórica - por gravidade
- hidrocórica - através da água: frutos com boa capacidade de flutuação e durabilidade no meio aquático.
- zoocórica - através de pássaros ou mamíferos: frutos carnosos com marcas claras de amadurecimento (em que predomina a cor vermelha)
Tipos de sementes
- RECALCITRANTES. São as sementes em que a simples absorção da água estimula o processo de germinação.
-
DORMENTES. São as que necessitam de outras condições para que possam embeber, por exemplo, atrito ou ácidos para romper casca muito dura. Para que essas sementes germinem é necessária a quebra de sua dormência:
- Quebra química: A dormência é quebrada com ácidos, como o ácido clorídrico no tracto digestivo de animais.
- Quebra mecânica: A dormência é quebrada por escarificação da casca, como no caso das sementes de que se alimentam os roedores.
- Quebra por lixiviação: As sementes típicas das regiões com clima semi-árido, em que há escassez de chuvas, têm geralmente substâncias inibidoras da germinação, solúveis em água, que só serão lixiviadas após chuva intensa, de modo que a germinação só ocorrerá quando houver disponibilidade de água no solo suficiente para o estabelecimento da planta.
- QUIESCENTES. São as que só germinam após receber certas quantidades de luz e essa quantidade pode variar bastante de planta para planta. Possuem alta longevidade, pois, por ter menor teor de água, têm metabolismo baixo e assim sobrevivem mais tempo. São sementes pequenas com endosperma pouco desenvolvido, necessitando, assim de luminosidade para se desenvolver, o que costuma ser freqüente nas clareiras de florestas tropicais.