| Utilização - Plantas ornamentais | ||
|
As plantas são uma parte fundamental dos nossos ambientes, tanto no campo como na cidade, e mesmo até dentro das nossas casas, nos pátios, escadas e varandas. Desde o Neolítico, a humanidade procura organizar e controlar a natureza, a disposição e a forma das plantas, através de processos de selecção artificial e de cultivo (agricultura, silvicultura, horticultura, fruticultura e uma mão cheia de outros terminados em 'cultura', termo que exprime genericamente a intervenção humana na natureza). Uma das expressões mais antinómicas de uma pressuposta natureza primitiva ou selvagem é o jardim clássico de estilo francês, de cariz geométrico rectilínio, com podas de árvores e arbustos formativas (a topiária), e a disposição de herbáceas em manchas homogéneas e contrastantes de cores. Actualmente, o gosto clássico está gradualmente a ser subtituído por critérios estéticos baseados numa maior e mais harmoniosa mistura das espécies que rentabilize os recursos hídricos e minerais, proporcione a competiçao e a cooperação das espécies, facilite a prevenção das pragas e doenças, preserve a diversidade e atraia a fauna, evitando a utilização de herbicidas, fertilizantes, pesticidas e a cultura forçada. |
Paisagem
No Sítio do Tremontelo houve sempre a preocupação de valorizar o terreno com a utilização ornamental das plantas. Eu sou um jardineiro leigo e, por isso, misturo estilos, gostos e saberes. Mas tenho aprendido esforçadamento com o estudo, a experimentação, os fracassos e o conselho de quem anda nisto há mais tempo. Se a princípio procurei, acima de tudo, introduzir espécies novas e alienígenas, com os braseiros estivais e as geadas fui levado a perceber que as nativas, comprovadamente resistentes, também tinham a sua beleza, a sua função e o seu lugar. Dizer que os jardins e arboretos do Tremontelo são isto ou aquilo não faz sentido porque estão todos os anos a mudar.