phoca thumb l DSC 0346

De Hortus Botanicus

Plantage Middenlaan 2A,
1018 DD Amsterdam, Nederland

 
Links externos:
 

Ver overview 

Ver mapa do Hortus com localização de espécimes

 
 

De Hortus Botanicus de Amsterdão foi fundado pelo município em 1638 como um jardim medicinal para prevenir a cidade contra a uma nova epidemia de peste, como a que ocorreu no período de 1634-1637 nas cidades de Leiden e Utrecht.

Na passada década de 80, entrou em crise. Em 1986, perdeu o interesse científico para a Universidade de Amsterdão, que lhe retirou o financiamento. No ano seguinte, for criada uma sociedade de Amigos do Horto de Amsterdão que apresentou um plano de recuperação. Actualmente, é uma instituição autónoma, a Fundação do Jardim Botânico, financiada pela sociedade de amigos e pela cidade.

Tem cerca de 4.000 espécies numa superfície de apenas 1,2 ha. 

phoca thumb l DSC 0237 phoca thumb l DSC 0345
O acolhimento com o café à entrada (De Oranjerie, numa construção de 1862) é simpatiquíssimo, quer na esplanada do terraço, quer no seu interior onde se pode comer uma refeição ligeira.
 
Rotas
Rota da Evolução:  
A rota inicia-se na entrada e tem seis estações: 1. Da água ao solo, 2. O solo torna-se verde, 3. A vegetação cresce cada vez mais, 4. As gimnospérmicas conquistam o mundo, 5a. E as plantam adquirem flores, 5b. Pastos
Rota das Árvores:
Com 24 árvores monumentais.
 Rotas
Colecções
Palmeiras
As palmeiras encontram-se nos jardins ao ar livre e nas estufas, em particular na estufa tropical, e cícadas, no terraço e na estufa das palmeiras.
Carnívoras
Carnívoras da Austrália e da África do Sul, distribuídas pela estufa subtropical em pântanos e, as mais árduas, em cama especial junto à estufa tropical. 
Lista Vermelha
Várias dezenas de plantas em vias de extinção.
Jardim
Snippendaal
Contém uma colecção de ervas medicinais do século XVII baseada no catálogo do Hortus redigido pelo seu director Joahannes Snippendaal em 1646.
Lago
Encontra-se com facilidade graças às folhas gigantescas da Gunnera e está cercado pela coleecção de Rhododendron
Semicírculo
Concebido em 1863 num estilo formal, alberga o Jardim Sistemático em que as plantas estão dispostas umas em relação às outras seguindo os critérios da sistemática molecular (APG).
   Semicírculo
Estufas
Estufa dos 3 climas
Repartida em três zonas isoladas: os subtrópicoso deserto e os trópicos.
 Estufa dos 3 climas
Estufa das palmeiras (1912):
Alberga palmeiras, cícadas e plantas envasadas.
 Estufa das palmeiras
Estufa das borboletas
Habitat de borboletas e do desenvolvimento de plantas tropicais com interesse económico: café, cacau, chá, arroz, pimenta, cana-do-açúcar. 
 
 
De regresso à rua, passando pela loja instalada na antiga casa do hortulanus.:
phoca thumb l DSC 0234phoca thumb l DSC 0347

 

 Voltar a Visitas 

Joomla templates by a4joomla

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0