Teofrasto (grego: Θεόφραστος, Theόphrastos; latim: Theophrastus) era a alcunha dada a Tírtamo de Éreso devida à sua eloquência. Foi discípulo de Platão e, posteriormente, de Aristóteles a quem sucedeu na escola peripatética, o Liceu.
Dedicou-se ao estudo de diversas áreas do saber (poética, ética, metafísica, política, filosofia), mas notabilizou-se na Botânica a ponto que Lineu o ter chamado "o pai da Botânica". Nesta área sobreviveriam duas obras (c. 300 AC), Da História das Plantas e Das Causas das Plantas, que vieram a ter grande influência na Renascença.
A História das Plantas (Περὶ φυτῶν ἱστορία) está organizada sistematicamente sendo as plantas classificadas de acordo com os modos de geração, as localizações, os tamanhos e os usos práticos, como alimentos, sumos, ervas, etc. Dos dez livros da História das Plantas, apenas sobreviveram nove:
- Partes das plantas; Elementos constitutivos das plantas; Classificação das plantas; Diferenças de natureza e de habitat; O tronco ou o caule; Outras diferenças particulares; Influência do tratamento e do habitat nas árvores;
- A reprodução das árvores e das plantas em geral; Alterações nas plantas; O cultivo das árvores;
- Origem das árvores silvestres; Diferenças entre as plantas de cultivo e selvagens; Épocas em que as árvores selvagens rebentam e frutificam
- Importância do ecossistema; Doenças e agressões climáticas
- Madeiras e a sua utilização.
- Os subarbustos; Particularidades no cultivo de certas plantas florais; Estações em que rebentam as flores,
- Outras plantas herbáceas, de cultivo ou selvagens
- Plantas que produzem sementes comestíveis;
- Plantas que produzem sucos, gomas, resinas, etc.
Das Causas das Plantas (Περὶ φυτῶν αἰτιῶν) diz respeito ao crescimento de plantas; as influências na fecundidade; os tempos apropriados para serem semeados e colhidos; os métodos de preparar o solo, adubando-o e o uso de ferramentas; e dos cheiros, sabores e propriedades de muitos tipos de plantas. O trabalho lida sobretudo com os usos económicos das plantas, e não os medicinais, embora este último seja mencionado algumas vezes. Um livro sobre vinhos e um livro sobre cheiros de plantas podem ter feito parte do trabalho completo. Originalmente constituída por oito livros, apenas restam seis.