Imprimir

As formas da planta e das suas partes têm sido, ao longo do tempo, pistas indispensáveis para identificar espécies e criar chaves para discriminar plantas com alguma semelhança entre si.

Tópicos

       
 

Neste tópico apresento uma síntese da morfologia das plantas, esperando que reflicta, sempre que disponível, o conhecimento científico mais actualizado. Embora a ciência disponha, modernamente, de meios tecnológicos sofisticados para a identificação correcta de uma planta, a morfologia continua a ser, através do reconhecimento visual, o único meio ao alcance do leigo e do trabalhador da terra.

 
  • Hábito e tipo fisionómico

O hábito, o ciclo de crescimento estacional, a persistência da folhagem e o tipo fisionómico.

  • Tecidos vegetais:

Tipos de tecidos, sua formação e funções. Meristemas.

       
 
  • Raiz

Compete às raízes a ancoragem no solo e a absorção de água e de nutrientes. Também lhes estão associadas outras funções como o armazenamento e a condução.

  • Caule: 

O papel do caule é suportar as folhas e conter o sistema vascular de transporte da água e dos nutrientes.

  • Folha: 

As folhas estão inseridas nos ramos e a sua 

 

 

função é a produção de alimentos e as trocas gasosas.

  • Flor: 

A função da flor é a reprodução sexual. É geralmente a parte mais vistosa da planta e o seu odor e a sua cor servem para atrair os polinizadores.

  • Fruto: 

O fruto é o ovário maduro e contém as sementes. Cabe-lhe o papel de proteger as sementes até estas estarem prontas para se dispersarem.

  Advertência:    
  Este tópico está redigido para um leitor médio. Leitores mais exigentes e cientificamente instruídos irão, certamente, encontrar incorrecções, falta de fundamentação e mistura de ciência com mitos populares. Estes que me desculpem! Fiquem certos que estarei sempre disponível para aceitar e integrar todos os contributos fundamentados. Leitores com menos instrução literária e escassos conhecimentos científicos, acharão os textos uma seca e a terminologia demasiado sibilina. Estes que me perdoem! Aconselho-os a passearem-se pelas fotografias do inventário e a apreciarem a diversidade das plantas com flores. 

Hábito

 

{article Hábito}{/article}

Tipo fisionómico

 

Tipo fisionómico

segundo Raunkier, mais tarde corrigido por Braun-Blanquet (1982), com base na posição das gemas de renovo):  ver em JBUTAD

Fanerófito

Apresentam gemas vegetativas acima de 25 cm de altura, em sistemas aéreos bem expostos à atmosfera. Geralmente, são arbustos ou árvores.

  • MEGAFANERÓFITO: Gemas de renovo nas plantas adultas a uma altura superior a 20 metros.
  • MESOFANERÓFITO: Gemas de renovo nas plantas adultas entre 8 e 20 metros.
  • MICROFANERÓFITO: Arbustos com as gemas de renovo nas plantas adultas acima dos 2 metros e com comprimento inferior a 8 metros.
  • NANOFANERÓFITO: Pequenos arbustos com comprimento não superior aos 2 metros (raramente ultrapassando o 1,5 metros ) e cujas gemas de renovo se encontram entre os 20 - 25 cm de altura.
  • MACROFANERÓFITO: Plantas cujas gemas de renovo estão a dois metros ou mais acima da superfície do solo, o que inclui os tipos microfanerófito, mesofanerófito e megafanerófito

Caméfito

Planta perene cujas gemas de renovo se situam a menos de 25 cm da superfície do solo. Apresentam gemas vegetativas no sistema aéreo, acima da superfície do solo, porém abaixo dessa altura.

Hemicriptófito

Planta com as gemas de renovo situadas na superfície do solo, muitas vezes envolvidas por folhas em forma de roseta. Apresentam gemas vegetativas também no sistema subterrâneo, mas no nível do solo e não abaixo dele como os geófitos. Frequentemente, tais gemas são protegidas por escamas, folhas ou bainhas foliares vivas ou mortas. Apresentam grande variação de formas, podendo formar touceiras ou rosetas, ter hábito reptante ou trepador, ou apresentar um único eixo aéreo erecto.

Geófito

Planta não aquática com as gemas de renovo enterradas. Estas estruturas subterrâneas podem ser bolbos ou cormos, tubérculos, rizomas, sóboles ou mesmo raízes gemíferas. Durante a estação desfavorável, todo o sistema aéreo dos geófitos seca e a planta passa completamente despercebida ao observador, a menos que este cave o solo à procura daquelas estruturas . No início da estação activa (estação favorável), os geófitos brotam graças às reservas acumuladas no seu sistema subterrâneo e restauram o sistema aéreo, podendo florescer e frutificar.

Terófito

Planta anual cujas gemas de renovo provêm da germinação de sementes. São vegetais que completam seu ciclo de vida, desde a germinação até a maturação de seus frutos, dentro de uma mesma estação favorável e cujas sementes sobrevivem à estação desfavorável protegidas pelo substrato. 

HELÓFITO

Planta de meios aquáticos com as gemas de renovo enterradas no leito.

HIDRÓFITO

Planta aquática com as gemas de renovo submersas.

Tecidos

 

{article Tecidos}{/article}

Raíz

{article Raízes}{/article}

Caule

{article 225}{/article}

Folha

{article 226}{/article}

Flor

{article 227}{/article}

Fruto

{article 228}{/article}

Sementes

{article 229}{/article}

Fontes

{article 230}{/article}

Voltar a Estudo


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0