Imprimir
Partes da flor:
  • Receptáculo - Suporte das outras partes da flor.
  • Sépalas - Linha de folhas que encerram a flor imatura. O seu conjunto forma o cálice.
  • Pétalas - Folhas modificadas coloridas que podem atrair insectos para polinização. O seu conjunto forma a corola.
  • Estames - Órgãos reprodutivos masculinos, composto por filamento, antera e pólen.
  • Carpelos - Órgãos reprodutivos femininos, composto por ovário, estilete e estigma.
flor 1

 

  Monocotiledóneas     Dicotiledóneas
   
  • As partes são geralmente em três ou múltiplos de três
   
  • As partes são geralmente em quatros ou cincos

Flores agrupadas em inflorescências:

Inflorescência Racemosa, Monopodial ou Indefinida

O eixo principal cresce mais que os ramos laterais e termina com uma gema, pelo que apresenta, potencialmente, um crescimento indeterminado.

   
  inflorescencia
       
 

Racemosas simples:

 

Racemo ou Cacho

 

Corimbo

  Flores pediceladas (flores que possuem uma haste própria e curta, o pedicelo) dispostas num único eixo e localizadas em posições diferentes do ramo principal (pedúnculo) (Convallaria majalis)   Tipo especial de racemo, no qual as flores pediceladas estão inseridas em diferentes alturas no eixo principal, mas que atingem todas, uma mesma altura 
 

Espiga

 

Espádice

  (Eng.: spike). Semelhante ao corimbo, mas com flores sésseis saindo em toda a extensão do eixo principal (Plantago sp).   Tipo especial de espiga com o eixo principal espesso, protegido na base por uma bráctea vistosa e bem desenvolvida, denominada espata
 

Capítulo ou Pseudanto

 

Umbela

  Espiga com eixo curto, espessado ou achatado formando um receptáculo. As flores são sésseis, protegidas por brácteas e densamente dispostas na mesma altura.  (Bellis perennis)   Flores pediceladas inseridas numa mesma altura do eixo principal, único e curto. Pode ser simples (Prunus cerasus) ou composta .
       
  Racemosas compostas:
 

Panícula

 

Umbela de umbelas

   panicula    umbela umbelas
  É um racemo composto (flores dispostas em vários eixos), onde um eixo racemoso principal sustenta dois ou mais eixos racemosos laterais, no qual as partes, bem como o conjunto, são racemos. (Avena sp)   As flores estão dispostas em vários eixos e as partes, bem como, o todo são umbelas  (Daucus sp).
       
       

Inflorescência Cimosa, Simpodial ou Definida

Cada eixo termina numa flor, a partir da qual se forma um novo ramo com outra flor apical, e assim sucessivamente.

   cimosas
       
 

Uníparas ou Monocásio

 

Ripídio

 

Flores em que se desenvolve uma gema de cada vez; cada flor é formada por uma gema diferente. Pode ser cimeira simples (Iris sp), bóstrix (Hypericum sp), drepânio (Juncus bufonius), cíncino (Strelitzia reginae) ou ripídio (Iris sp).

  As flores e os pedicelos formam um leque saindo de lados alternados, porém no mesmo plano do eixo.
 

Bíparas ou dicásio

 

Multíparas ou pleiocásio

  Flores em que se desenvolvem duas gemas de cada vez. Estas ultrapassam o eixo que as formam e deixa de crescer, terminando numa flor. Podem ser simples ou compostas.   Flores em que se desenvolvem mais de duas gemas de cada vez. 
 
  • Tipos especiais de inflorescências:
 

Espigueta

 

Ciátio (Pseudanto)

  Unidade básica de inflorescência característica da família Poaceae, consistindo numa espiga muito reduzida, envolvida por várias brácteas muito modificadas densamente dispostas.   Característico em algumas espécies de Euphorbiaceae, consiste numa inflorescência formada por um invólucro de brácteas, que geralmente apresenta um ou mais nectários bem evidentes, que envolve um conjunto de pequenas flores estaminadas aclamídeas, rodeando uma flor pistilada central aclamídea.
 

Sicónio

   Mistas
  Inflorescência carnosa com receptáculo côncavo. Possui numerosas e pequenas flores encerradas na concavidade, havendo apenas uma estreita abertura no ápice  

Amentilho - Espiga alongada, pendente, deiscente, de flores unissexuadas, nuas ou com perianto sepalóide, geralmente bracteadas. (Coryllus avellana)

Tirso - Inflorescência compacta com o eixo principal indeterminado, os secundários, determinados ou não (quando são cimeiras), são longos inferiormente tornando-se rapidamente curtos em direcção ao ápice o que confere a forma de losango; panícula compacta e ± composta. (Aesculus hippocatanum)

Verticilastro - Falso verticilo constituído por um par de cimeiras ± contraídas inseridas na axila de brácteas opostas (Mentha sp).


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0