Imprimir

O hábito refere-se à forma geral de uma planta, tendo em conta factores como a duração do caule, o padrão de ramificação, o desenvolvimento e a textura.

Erva

As plantas herbáceas têm caules macios, não-lenhosos. São plantas em que todos os caules e folhas acima da superfície do solo morrem no termo de uma estação de crescimento.

Ainda que os caules possam ser anuais, a planta propriamente dita pode ser anual, bienal, ou perene, na medida em que podem sobreviver abrigados no solo alguns componentes vivos, tais como rizomas ou bolbos

Trepadeira e Liana

É uma planta com caules alongados e débeis, geralmente sustentados por um substrato pelo qual trepam ou ao qual se enrolam, quer seja por meio de gavinhas, ou porque se agarram pelas raízes.

As trepadeiras podem ser anuais ou perenes, herbáceas ou lenhosas. (UMich)

A Liana é uma trepadeira perene e lenhosa.

Arbusto

É uma planta lenhosa e perene com muitos caules principais que nascem à altura do solo.

Árvore

É uma planta lenhosa e perene, geralmente alta, com um caule principal (o tronco) dominante que nasce à altura do solo. 

Postais no blogue:


Ciclo de crescimento estacional:

Número de estações durante as quais ocorre o crescimento da planta.

anuais 

Todo o ciclo de crescimento (desde a germinação da semente até à produção de novas sementes) ocorre numa única estação durante umas quantas semanas. As novas sementes mantêm-se em dormência até à estação seguinte. 

bienais ou bianuais

É uma planta com caules alongados e débeis, geralmente sustentados por um substrato pelo qual trepam ou ao qual se enrolam, quer seja por meio de gavinhas, ou porque se agarram pelas raízes.

perenes ou multianuais

São plantas cujas estruturas vegetativas vivem mais do que dois anos, geralmente muitos. A maioria são lenhosas, que sobrevivem acima do solo, levando muitos anos até  atingir a idade adulta em que podem florescer. Mas também há plantas perenes herbáceas que atravessam as estações desfavoráveis mediante raízes, rizomas, bulbos ou tubérculos, todos subterrâneos e dormentes. 


Persistência da folhagem:

Quanto à persistência da folhagem uma planta pode ser:

caducifólia

Folhagem caducifólia, decídua ou de folha caduca

Planta que, em certa estação do ano, normalmente nos meses mais frios, sem chuva e com menor luminosidade, perde as suas folhas de modo a evitar a perda de água pela transpiração.

perenifólia

Folhagem perenifólia, perene ou de folha persistente ou sempre-verdes (eng.: evergreen)

Planta que mantém as suas folhas durante todo o ano e que apenas morrem após o envelhecimento, podendo cair em qualquer altura do ano.

marcescente 

Planta que retem as folhas, que, quando secam, não se soltam do tronco, ficando penduradas na árvore durante toda a estação fria, cobrindo-a até à chegada da primavera, sendo, então, substituídas por novas folhas.


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0