Imprimir

Veja o que é um blogue. Saiba o que é o blogue "O Sítio do Tremontelo". Descubra o porquê de Sítio do Tremontelo. Clique nas teclas da "concertina" para obter a resposta.

 

O que é um blogue?

Um blogue ou blog é, literalmente, um "diário" efectuado na rede (web+log). O termo log é frequentemente utilizado em informática para significar o registo efectuado pelo computador, para efeitos de auditoria e de diagnóstico de problemas, de todos os eventos ocorridos na sessão de um utilizador, desde a sua abertura (log-in) até ao seu encerramento (log-out).

Desde Fevereiro de 1995, Jorn Barger vinha publicando no sítio Robot Wisdom os seus ensaios em áreas como literatura, história, ciência e tecnologia. Dezembro de 1997 é o marco que assinala o aparecimento explícito do primeiro blogue, o Robot Wisdom Weblog, onde Barger publicava todos os dias entradas na expectativa de encontrar uma audiência que partilhasse os seus interesses. O termo blog foi cunhado em Abril de 1999 por Peter Merholz que, por brincadeira, separou o termo original em "we blog" ("nós blogamos") e, assim, deu origem à acepção verbal do termo blog, o blogar.

O que é um blogueiro e o que é a blogosfera?

Um blogueiro (blogger) é um autor de blogue e ao mundo dos blogues chama-se a blogosfera. Para se ver a sua dimensão, estima-se que há mais de uma centena de milhões de blogues e que são criados mais de 100 mil a cada dia que passa.

{slidertitle=" O que é um artigo" class="icon"}

Um artigo é um registo diário no blogue que exprime emoções, sentimentos, pensamentos, desejos, intenções ou o esvaziamento interior e a ausência de estados anímicos, que regista eventos, verifica factos, comenta situações, expõe ideias, critica outras, argumenta, ironiza, e é escrito no sentido de captar o interesse do seu possível auditório e receber o seu comentário. Utilizo o texto com algum cuidado e preferência e a imagem com propósitos ilustrativos. Não é meu hábito a introdução de faixas sonoras ou vídeo.

Em que consiste o blogue O Sítio do Tremontelo

Este blogue é um "diário" da ("minha") vida no Sítio do Tremontelo. É o lugar onde eu habito, convivo, penso, sinto e me emociono.

Uma visão superficial de toda a escrita recuperada desde 2006 permite ver que estabeleço um paralelismo constante, por analogia ou por contraste, entre experiências subjectivas e estados do mundo e como umas e outras interagem para se transfigurarem. A escrita é sempre feita através do corpo, com dores, suores, persistências, que acredito ser o único espaço de interacção entre o interior e o exterior e de comunicação com os outros. Os outros são aqui definidos como "pessoas" e tanto podem ser outros seres humanos, gatos, aves como pessoas que se suportam fisicamente no cérebro do autor.

Quantas edições teve o blogue?

O blogue O Tremontelo apareceu em 14 de Fevereiro de 2006, assinado com o pseudónimo de O Perdido, com o postal "Ahi quanto a dir qual era e cosa dura...". 

Em Março de 2008, movi-me para o Multiply onde criei o blogue Vale de Moinhos - Tremontelo. 

Em Novembro do mesmo ano, o Rodrigo apresentou o seu novo blogue o Lugar e os Monos

Em 27 de Outubro de 2009, retomei o blogue O Tremontelo com o postal "Reatando a conversa com o público e os gatos...". O blogue O Mercado Municipal de Santarém apresentava, de Outubro de 2008 a Fevereiro de 2009, alguns dos afamadérrimos painéis de azulejo do dito mercado, ilustrados com a pena inspirada de vários bloggers amigos. 

O Tremontelo - O Bairro Tacha (1948-1958), no Sapo, entre Janeiro e Abril de 2015, revia uma década da vida suburbana de Lisboa, nos lugares de infância do autor. A actual versão contém os artigos (ou blog posts) do blogue publicados a partir de 7 de Janeiro de 2016.

Um Sítio o que é?

Deliberadamente, estabeleci uma confusão entre o termo sítio utilizado em informática (site) com o termo usado no Brasil (sítio) para designar uma propriedade rural de área inferior a uma fazenda - uma quintinha, digamos. Acho que a razão para o ter feito foi bem explicada no artigo Volta a ser notícia o Tremontelo.

Mas, afinal de contas, o que vem a ser o Tremontelo?

Tremontelo é o nome do tomilho selvagem e o porquê da adopção deste nome já foi explicado no artigo Porquê Tremontelo? 

Quem é o Perdido?

A alcunha do autor é "o perdido" ... talvez porque se perca por veredas não exploradas, ao blogar, e, errando, anda por aí, para cá e para lá, ao sabor do vento, da inspiração e da sorte.


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0