Imprimir
Umberto de Sousa Medeiros saiu com os pais dos Açores em 1931, com a tenra idade de 16 anos, e foi trabalhar como operário e só começou os seus estudos na universidade quando os irmãos mais novos tiveram idade suficiente para o substituir no trabalho, desconhecendo que iria tornar-se, em 1970, Arcebispo de Boston.
 
Cambridge, uma cidade pacata ensanduichada entre Somerville e Boston, é a sede do condado de Midlesex, o mais populoso de Massachusetts. O esplêndido rio Charles, polvilhado de aves marinhas e sulcado permanentemente por regatas, separa-a, a sul, de Boston. Aparentemente, apenas. Inúmeras pontes, de estilos e arquitecturas diferentes, anastomosam as duas cidades, ligando as grandes artérias que as atravessam. Parte das grandes artérias de Cambridge foram construídas para ligar entre si as antigas povoações e estas às pontes que as ligaram a Boston, a sede da antiga colónia britânica. 
 
2019 09 13 1396

À esquerda, Boston visto de Cambridge (13 de Set), por detrás das velas da Harvard University.

2019 09 23 1734
À direita, Cambridge vista de Boston (23 de Set), por detrás de uma Tilia cordata.
   
A mais importante dessas antigas aldeias que deu origem a Cambridge tinha o seu centro no que é actualmente a Harvard Square. A Cambridge St liga Lechmere (O terminal da linha verde), a Cambridgeside Galleria e o Museu da Ciência à extensa área da Universidade de Harvard que se espraia em torno daquela praça.
 
  2019 09 14 1520 Campus da Harvard University (14 de Set).
 
Umberto de Sousa Medeiros viria a receber em 1973 a púrpura cardinalícia das mãos de Paulo VI. Conservador em muitas matérias, posicionou-se entretanto como defensor dos trabalhadores imigrantes, dos pobres e das minorias. Coube-lhe o mérito de emprestar o nome a uma rua no East Cambridge. E a mim a sorte de voltar a morar de novo este ano na Cardinal Medeiros Ave.
 
No entroncamento com a Cambridge St, no lado direito, postou-se a igreja católica de Sto. António de Pádua que, por acaso de nascimento, é de Lisboa. Nesta, celebram-se missas e outros rituais em português para a tripla comunidade de gentes lusófonas - portugueses, maioritariamente dos Açores, caboverdeanos e brasileiros. Nas imediações, já na Cambridge St, apanha-se o autocarro 69 para ir no sentido de Harvard Sq ou de Lechmere. 
  2019 09 12 1502  Igreja de Santo António de Pádua na Cardinal Medeiros St (12 de Set). 
 
Umberto de Sousa Medeiros, Cardeal Arcebispo de Boston, foi apontado como estando envolvido no encobrimento dos criminosos padres pedófilos, mantendo os predadores sexuais activos no ministério. Por outro lado, usando a táctica de desviar o assunto, esconjurava a "cultura homossexual" e perseguia os seminaristas e padres gays com a mesma ferocidade que o juiz Samuel Sewall promovia a caça às bruxas em Salém. (carta de 12 de Fevereiro de 1979 dirigida ao Cardeal Seper da Sagrada Congragação da Doutrina da Fé).
 
A Cardinal Medeiros é uma rua simpática, aberta e pacata, oxigenada e refrescada por uma panóplia de árvores onde predomina a Ginkgo biloba, mas onde também não faltam bordos (Acer sp.), tílias (Tilia cordata), hackberries (Celtis occidentalis) , liláses (Syringa reticulata) e freixos- americanos (Fraxinus pennsylvanica). 
 
2019 09 15 1402 Cardinal Medeiros Ave com a Cambridge St ao fundo (12 de Set)  
 
Era um consolo abrir a porta da rua todas as manhãs e cheirar e ver aquele mar de verde de todas as tonalidades, formas e estatura. Uma pequena passeata levava-me ao Elmendorf, no 594 da Cambridge St, a tomar o meu expresso.

 


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0